Necessidades energéticas
A energia necessária para o organismo é geralmente fornecida pelos glicídios e lipídios, bem como pela proteína da dieta
As exigências mais baixas correspondem às rações para coelhas não prenhas e reprodutores, enquanto que coelhas prenhas ou em lactação e láparos há exigências mais elevadas.
Os coelhos auto regulam-se voluntariamente para a ingestão do alimento, ou seja, consomem diariamente a quantidade de ração que precisam para atender às suas necessidades energéticas.
Necessidades proteicas
Muito mais importante que determinadas porcentagens de proteína bruta é a qualidade desta proteína na ração.
Há cerca de dez aminoácidos essenciais para o coelho, principalmente na fase de crescimento, entre eles, a metionina, a lisina, a cistina e a arginina.
Portanto, para se alcançar bons índices de crescimento, as rações para láparos devem conter uma quantidade suficiente e equilibrada de certos aminoácidos que ele não sintetiza e que são essenciais às suas funções fisiológicas.
Necessidades de fibra bruta
O coelho é um animal que aproveita a fibra bruta dos alimentos menos do que os equinos e, consequentemente, muito pior do que os ruminantes.
Apesar disso, é indispensável que a ração contenha uma quantidade alta de fibra bruta para que seu aparelho digestivo funcione normalmente porque esta matéria facilita a progressão dos alimentos no tubo digestivo.
Necessidades de minerais
As necessidades do coelho em minerais são bem altas, principalmente para os láparos e coelhas em lactação.
Necessidades vitamínicas
Os coelhos adultos sintetizam em seu intestino como conseqüência das fermentações microbianas, vitamina C e várias vitaminas do complexo B, as quais ele aproveita para atender as suas necessidades através do mecanismo da cecotrofia.
No entanto, o mesmo não ocorre com os láparos, que dependem do aporte de vitaminas das rações balanceadas. Essa ração deve fornecer as vitaminas lipossolúveis (A, D e E), independente da idade, e também proporcionar estas substâncias em quantidade suficiente para evitar estados de carência que alterem a saúde dos animais.
Necessidades de água
A água deverá ser potável e abundante. Nas criações do tipo industrial, as gaiolas devem ter bebedouros automáticos com reserva suficiente para no mínimo 3 dias.
A necessidade da água é estimada em aproximadamente dois litros por quilo de matéria seca, ou seja, um animal que consome 100 gramas de ração por dia beberá em média 20 ml de água.
Comentarii